www.HotCampinas.com  
  Bem Vindo !
::  Inicial  ::  Sua Conta  ::  Fórum ::
www.HotCampinas.com: Forums

www.HotCampinas.com :: Exibir tópico - Bronzina sem unha
Entrar Registrar FAQ Membros Pesquisar
Bem Vindo ao fórum do HotCampinas

www.HotCampinas.com - Índice do Fórum -> ::Consultorio de Preparação:: -> Bronzina sem unha
Novo Tópico  Responder Mensagem Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem 
Bronzina sem unha
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 11:25 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

A maioria que mexe com os motores vw mais atuais já deve ter percebido que algumas bielas nao tem encaixe para a bronzina (aquela travinha na parte das costas onde a bronzina encaixa na biela).
Estou fazendo um upgrade no meu motor com bielas de AKL e as bielas q eu adquiri nao tem as travas eu consegui encontrar as bronzinas para comprar só que me bateu a curiosidade pelo fato de ela nao ter a trava ali ela pode ''rodar mais facil'' que as normais ?
Ou isso só acontecerá caso ocorra algum problema de lubrificação?
outra duvida a capa da biela é furada alguem já viu algo semelhante?
ou sabe pra que serve ?
Olha a foto do furo

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 11:37 pm Responder com Citação
box1.9
Viciado HotCampinas

essa é novidade pra mim. com certeza acompanhando!

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 12:30 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

Nadinha ? Nem um piteco?

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 12:38 pm Responder com Citação
danilogt40
Usuário

as bme vem um pino de metal neste local p travar a bronzina e essa dai com certeza tiraram, sem trava vira mesmo, as bme tem a cava da trava e mais esse pino no meio p n correr o risco de virar, bronzina . faz as cavas com uma freza e ja era...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 1:08 pm Responder com Citação
virgiliojunior
24h HotCampinas

Eu acredito q naum vire as bronzinas naum pq se virar é q houve algum problema se vc levar numa boa retifica eles fazemas cavas pra vc...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 1:23 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

Eu tive o desprazer de mexer em um gol com motor VHT (novo vw 2010 em diante)
as bronzinas não tem travas (unhas) e nao tem nenhum pino travando as bronzinas.
Por isso to mais tranquilo.
De qualquer forma vou precisar usar as bronzinas originais dessa biela dai se ela vier o lugar de travar eu providencio um pino.

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 5:50 pm Responder com Citação
piubrazil
Viciado HotCampinas

Não é a unha da bronzina que trava ela na biela. O que trava a bronzina na biela é o fato do alojamento ser menor que o diâmetro externo da bronzina, o que cria o chamado "crunch" da bronzina que é o esmagamento controlado da própria quando se apertam os parafusos. Se a bronzina vira, ou é porque rompeu o filme de óleo, ou porque o crunch tava insuficiente.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 8:24 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

piubrazil escreveu:
Não é a unha da bronzina que trava ela na biela. O que trava a bronzina na biela é o fato do alojamento ser menor que o diâmetro externo da bronzina, o que cria o chamado "crunch" da bronzina que é o esmagamento controlado da própria quando se apertam os parafusos. Se a bronzina vira, ou é porque rompeu o filme de óleo, ou porque o crunch tava insuficiente.

Yes
Piu aquele furo na capa ali serve pra apoiar a bronzina ? da forma como comentaram ou neste caso teria outra função ?

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 9:03 pm Responder com Citação
drptlico
24h HotCampinas

Brenio escreveu:
A maioria que mexe com os motores vw mais atuais já deve ter percebido que algumas bielas nao tem encaixe para a bronzina (aquela travinha na parte das costas onde a bronzina encaixa na biela).
Estou fazendo um upgrade no meu motor com bielas de AKL e as bielas q eu adquiri nao tem as travas eu consegui encontrar as bronzinas para comprar só que me bateu a curiosidade pelo fato de ela nao ter a trava ali ela pode ''rodar mais facil'' que as normais ?
Ou isso só acontecerá caso ocorra algum problema de lubrificação?
outra duvida a capa da biela é furada alguem já viu algo semelhante?
ou sabe pra que serve ?
Olha a foto do furo

Vc vai montar elas em motor AP?
Brenio estas bielas são de qual motor? Possui que medida entre centros? Se for montar em motor AP, qual os benefícios dela em relação as originais?
MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 9:16 pm Responder com Citação
piubrazil
Viciado HotCampinas

Brenio escreveu:
piubrazil escreveu:

Yes
Piu aquele furo na capa ali serve pra apoiar a bronzina ? da forma como comentaram ou neste caso teria outra função ?

Não sei dizer o motivo de ter esse furo na capa da biela. É possível que seja devido ao processo de fabricação, o furo no corpo da biela seja feito com ela torqueada, então a broca passaria pela capa antes de chegar ao corpo. Isso no processo de fabricação poderia economizar uma etapa no total.

Outra possibilidade seria a fixação da biela no dispositivo de fratura, quando biela é "quebrada" e a capa é retirada do corpo, de forma a controlar melhor o ponto de fratura.
De qualquer forma, acho que tem mais à ver com o processo de fabricação do que com o funcionamento dinâmico da peça no motor.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 10:24 pm Responder com Citação
drptlico
24h HotCampinas

piubrazil escreveu:

Piu o que vem a ser crunch? Como medir? Não encontramos esta informações nos catálogos de montagem etc?
MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 11:29 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

Drptlico, vou usar no Ap sim o colo e o pino tem os mesmos diametros da biela original do AP.
Já o entre centros é de 149mm ela é original dos golf audi com motor de aluminio conhecido como AKL.
Vou montar aspirado com pistão de moto como vou usar vira 1.8 essas bielas vão dar a altura proxima do ideal além de melhorar a R/L.

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 11:30 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

Queria aproveitar e deixar registrado aqui neste topico uma coisa que as vezes faz muita falta
Consegui esse catalogo que contem informações preciosas como a ''folga de óleo''.

Link para motores vw

http://www.sintermetal.info/sinter/catalogo/VOLKSWAGEN.xls
O catalogo abre com o excel

Instrunções de como entender o catalogo

http://www.sintermetal.info/sinter/portugues-catalogo.html#C5

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2012 12:55 am Responder com Citação
drptlico
24h HotCampinas

Brenio escreveu:
Drptlico, vou usar no Ap sim o colo e o pino tem os mesmos diametros da biela original do AP.
Já o entre centros é de 149mm ela é original dos golf audi com motor de aluminio conhecido como AKL.
Vou montar aspirado com pistão de moto como vou usar vira 1.8 essas bielas vão dar a altura proxima do ideal além de melhorar a R/L.

Chegou pesar estas bielas em comparação as de AP originais? Fora o comprimento entre centros que ajuda a melhor o "R/L", este modelo de biela teria mais benefícios com relação as de AP? Ela possuem pino 20?
MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2012 1:15 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

O pino é 20 as minhas tem 570 gramas com os parafusos.
Já constatei q existem no minimo 3 modelos para o mesmo motor.
058A 058B e 058C que é a minha.
A 058A tem a aparencia mto semelhante as do ap.
A 058B é parecida com essa minha só que tem as travas para a bronzina.
E por ultimo a minha que é 058C ela é bem diferente da do Ap no quesito aparencia e nao tem as travas da bronzina.
Golf audi a3 a4
passat e variant
parece que usam essas bielas.
Quanto as diferenças da A B C nao sei dizer o motivo talvez seja uma evolução.

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2012 7:48 pm Responder com Citação
drptlico
24h HotCampinas

Brenio escreveu:
O pino é 20 as minhas tem 570 gramas com os parafusos.
Já constatei q existem no minimo 3 modelos para o mesmo motor.
058A 058B e 058C que é a minha.
A 058A tem a aparencia mto semelhante as do ap.
A 058B é parecida com essa minha só que tem as travas para a bronzina.
E por ultimo a minha que é 058C ela é bem diferente da do Ap no quesito aparencia e nao tem as travas da bronzina.
Golf audi a3 a4
passat e variant
parece que usam essas bielas.
Quanto as diferenças da A B C nao sei dizer o motivo talvez seja uma evolução.

Yes
MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 8:50 pm Responder com Citação
drptlico
24h HotCampinas

[quote="drptlico"]
piubrazil escreveu:

Piu o que vem a ser crunch? Como medir? Não encontramos esta informações nos catálogos de montagem etc?
MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 11:31 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

Pelo q ele explicou crunch creio ser a diferença entre o tamanho do colo da biela e do diametro externo da bronzina.
Pois como a bronzina é ''grande'' pro colo quando vc aperta a bronzina fica prensada contra as paredes da biela.

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2012 2:54 pm Responder com Citação
piubrazil
Viciado HotCampinas

Justamente. Crunch é o termo em inglês pra esmagamento. Normalmente o crunch é de cerca de 10 centésimos de mm (0.10mm). Para medir o crunch (dependendo da biela, se ela tiver os pinos guia, é mais complicado de fazer isso). Monta-se a bronzina na biela e torqueia-se os parafusos normalmente. Depois solta-se um parafuso apenas e esse lado irá "abrir" (bielas fraturadas não permitem essa aferição, e bielas com pinos guia que entram forçados tb não) e então com o cálibre de lâminas confere-se essa abertura. Normalmente é coisa entre 7,5 e 12,5 centésimos de mm. Se estiver com pouca folga (pouco crunch), o risco da bronzina girar é grande, mesmo em condições normais de uso. Se estiver com muita folga (muito crunch), a bronzina empena na hora de torquear e pode fundir no vira durante o uso.
MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 8:04 pm Responder com Citação
Brenio
24h HotCampinas

Só para maiores esclarecimentos retirei isso do manual tecnico da Mahle.

https://lh4.googleusercontent.com/-gQS90mphsaQ/UD1NDIry6xI/AAAAAAAAAj4/rMr7X7xzhpM/s640/bronzina1.png

https://lh5.googleusercontent.com/-9U70tMIzk84/UD1NC9YwsQI/AAAAAAAAAjw/tppOSbu95Ro/s831/bronzina2.png

https://lh6.googleusercontent.com/-CZQuCRgxBDI/UD1NDD1wyPI/AAAAAAAAAj8/H33KCqg9smI/s923/bronzina3.png

Tentei postar as imagens mas nunca consigo hehehehhe
É um pdf e eu tirei uns prints por isso ficou meio estranho.

MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2012 12:02 am Responder com Citação
drptlico
24h HotCampinas

piubrazil escreveu:
Justamente. Crunch é o termo em inglês pra esmagamento. Normalmente o crunch é de cerca de 10 centésimos de mm (0.10mm). Para medir o crunch (dependendo da biela, se ela tiver os pinos guia, é mais complicado de fazer isso). Monta-se a bronzina na biela e torqueia-se os parafusos normalmente. Depois solta-se um parafuso apenas e esse lado irá "abrir" (bielas fraturadas não permitem essa aferição, e bielas com pinos guia que entram forçados tb não) e então com o cálibre de lâminas confere-se essa abertura. Normalmente é coisa entre 7,5 e 12,5 centésimos de mm. Se estiver com pouca folga (pouco crunch), o risco da bronzina girar é grande, mesmo em condições normais de uso. Se estiver com muita folga (muito crunch), a bronzina empena na hora de torquear e pode fundir no vira durante o uso.

Piu o Crunch é a mesma coisa que medir a Folga da Bolsa de óleo da biela?
Esta medição é feita tanto no mancal como na biela?
Bronzina sem unha
  www.HotCampinas.com - Índice do Fórum -> ::Consultorio de Preparação::
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Todos os horários são GMT - 3 Hours  
Página 1 de 1  

Novo Tópico  Responder Mensagem  
Forums ©
www.hotcampinas.com
Desde 1997 - HotCampinas.com - Todos os direitos reservados ©
O Senhor é meu pastor e nada me faltara. Salmos 23:1 *** Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Salmos 91:7 Guarda-me ó Deus, porque em ti confio. Salmos 16:1 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Salmos 37:5 Deus é Fiel