www.HotCampinas.com  
  Bem Vindo !
::  Inicial  ::  Sua Conta  ::  Fórum ::
www.HotCampinas.com: Forums

www.HotCampinas.com :: Exibir tópico - Olha eu denovo - Duvida Contrução
Entrar Registrar FAQ Membros Pesquisar
Bem Vindo ao fórum do HotCampinas

www.HotCampinas.com - Índice do Fórum -> ::Boteco HotCampinas:: -> Olha eu denovo - Duvida Contrução
Novo Tópico  Responder Mensagem Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem 
Olha eu denovo - Duvida Contrução
MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 1:19 am Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Opa Galera.

Vamos lá.. outro duvida.

Hoje tive uma breve discução com o pedreiro de minha casa.

Estou contruindo uma casa térrea de meio terreno. 65 metros quadrados.
Ainda estamos na parte do alicerce e é que esta dando problema.

O Pedreiro pediu 41 barras 3/8 e 14 3/16.
Começou a fazer os biracos com 20cm de largura e 30 cm de fundura. As Brocas foram de 2 metros.
Quando o pedreiro vizinho viu, perguntou se eu iria contruir um Predinho de 3 andares. rsrs

Mas deu uma discução.

Ele me disse que se eu irei fazer casa terrea, posso fazer com treliça e reforcar com concreto.. E não precisaria de 30 cm de fundura nas cavas e nem 2 mt nas brocas.

Fiz as contas.

41 barras 3/8 : 25,00 a unidade = 1.025 - fora as 3/18 que não me lembro.

Precisaria de 11 treliças de 12m : 38,00 unidade = 456,00

Sem contar com a economia de concreto e a rapidez também.

O meu pedreiro disse que não se responsabiliza por danos futuros na casa. Falou que vai trincar tudo.

--------------------------------------------------------------------------

A Ajuda é... o que é melhor? Alias.. o que seria mais viável.. sendo que minha casa será terrea e não sobrado?

Valew galera...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 1:49 am Responder com Citação
rogeriochaveiro
24h HotCampinas

Sad
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 4:13 am Responder com Citação
nando-rs
Usuário Avançado

Amigo, o negócio é assim: engenheiro nenhum vai projetar uma obra com menos do que é necessário em termos de estrutura, porém tem alguns que exageram, isso é fato.
A verdade é que sempre existe uma margem de segurança. A opinião de algum pedreiro ou mestre de obras experiente pode ajudar.
Meu pai tem mais de 40 anos de experiencia como mestre de obras, então quando construi minha casa ele me indicou até o engenheiro justamente para não gastar demais em estrutura. Agora você tem que fazer bem as contas se vale a pena arriscar pois a economia aí nem é muita e o incomodo que isso pode gerar no futuro pode não compensar. As vezes o terreno não é dos mais firmes e aí precisa reforçar a estrutura sim. E você não vai poder ficar remendando depois.

Espero ter ajudado
Abraço
MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 9:25 am Responder com Citação
cecarvalho
Viciado HotCampinas

menos de R$600,00 em estrutura? é como montar um motor NOVO com vira forjado, pistão JE e biela original ...

Sei que R$100 da qui .. R$500 da li e 1000 de lá no final viram R$20mil ..

Mais recomendo pedir a opnião de mais profisisonais, pois é um investimento que não dá para ficar mexendo tão rápido e facilmente,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 11:15 am Responder com Citação
CarlosMerotti
24h HotCampinas

Tempos atrás nós aqui de casa já passamos por uma discussão parecida quando estávamos na parte do alicerce.

O que foi pedido de material para fazer o alicerce foi coisa absurda, estranhamos, ai consultamos alguns pedreiros, mestre de obras e um arquiteto. Resumindo, o tanto de material pedido vem a partir de uma conta que já esta embutido uma margem de segurança, caso queria diminuir essa margem de segurança ou até elimina-la fica a critério do dono, caso queira economizar, mas tenha consciencia que é uma economia em vão na minha opinião e nenhum pedreiro, mestre de obras ou arquiteto vai se responsabilizar.

Estrutura, alicerce de uma casa você não tem que mexer ou ficar fazendo reparos a cada 1 ano, 5 anos, 10 anos.... então acho que deve-se gastar bem uma única vez e fazer bem feito já que uma casa não é coisa que construimos e em 1 ano ou 5 anos demolimos tudo para fazer denovo.

Na minha opinião faça um esforço e coloque até a mais do necessário na alicerce, base estrutural da construção é tudo, no dia de amanhã você quer construir, aumentar mais alguma coisa na casa pelo menos alicerce bom você terá!

- OFICINA BOX 13 - #CARLINHOS#

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 12:40 pm Responder com Citação
peo
24h HotCampinas

Não entendo nada disso, mas gastar 1000 reais agora pode te fazer dormir tranquilo o resto da vida. Enquanto que economizar 600 reais pode fazer você nem dormir direito.

Se eu estivesse na sua situação eu gastaria os 1000 reais.

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 12:53 pm Responder com Citação
drptlico
24h HotCampinas

peo escreveu:
Não entendo nada disso, mas gastar 1000 reais agora pode te fazer dormir tranquilo o resto da vida. Enquanto que economizar 600 reais pode fazer você nem dormir direito.

Yes
MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 2:04 pm Responder com Citação
BurnoutsMixirica
24h HotCampinas

EEK Embarassed

Arrancada 24hs
MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 12:49 pm Responder com Citação
Zoneratto1416
24h HotCampinas

Eu to terminando o 4o. ano de Engenharia Civil aqui na Universidade Estadual de Londrina.. nao tenho os anos de experiencia pratica que um mestre de obras tem, mas tenho conhecimento tecnico que muitos nao tem e acham que nao precisam..

Quem foi que fez o projeto de estrutura/fundacao? Ou o pedreiro esta indo de acordo com a experiencia dele??

Se nao tiver projetos a mao, aconselho fazer como os amigos ai de cima, nao economize nao..!! Ate porque numa construcao, 600,00 em estrutura nao eh oq vai fazer ficar mais caro ou barato, sendo que depois na hora de fazer os acabamentos gasta-se mto mais colocando uma tinta de boa qualidade, pisos mais bonitos, bacias/loucas melhores, acessorios metalicos, etc etc.. Sem falar em decoracao..!! ou seja, se economizar agora, vai gastar depois ne!!

E outra, se o pedreiro vizinho acha que eh exagero, como ele pode afirmar isso?? Pq pelo visto nao teve ter nenhuma sondagem de nenhum dos dois terrenos ne? nem do seu nem do vizinho.... nao da pra saber se um solo eh mais resistente ou menos do que o outro so pela analise superficial. Pelo contrario, pra fundacoes profundas (3 ou 5m em diante), ate desconsideramos o 1o. metro..!!! a nao ser qdo a fundacao eh de radier, sapata corrida, etc...

E essa historia de quem decide eh o proprietario e ele assume o risco, com esse tipo de mao de obra nao sei, mas pelo menos com engenheiro, quem assume a bronca eh o engenheiro ou arquiteto tambem.. pois quem assinam as ARTs nao sao os proprietarios..! ou seja, se o dono da casa quiser fazer a casa sem os pilares pra economizar por conta e risco, a casa vai cair e quem responde eh o engenheiro..!!!! um B.O. danado isso ai..

Nao sei se ficaram claros os comentarios, mas se tiver mais duvida pode pergunta que na medida do possivel tento ajudar... Aproveita que ta tudo fresquinho na memoria ainda, pq daqui uns 10 anos num vo lembra da metade..!! kkkk... to brincando... e oq eu nao souber e precisar, posso contar com os engenheiros e MO da empresa que trabalho que sao mto bons..!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 3:35 pm Responder com Citação
box074
Usuário Avançado

drptlico escreveu:
peo escreveu:

Yes

To com eles também cara... tem coisas que não vale a pena economizar...
MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 5:12 pm Responder com Citação
Thimmsalus
24h HotCampinas

Na boa...nem pra casa terrea, nem nada eu trocaria coluna por treliça... Yes

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 5:33 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Confused To ficando louco Já...

Mas obrigado pela ajuda de todos...

Resolvi fazer treliçada mesmo.. vou colocar treliça mais uma barra de ferro no meio. (Foi que o proprio pedreiro disse).

As colulas tmb... serão 2 metros de fundura a treliça mais um ferro no meio.

Yes Valew galera.
MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 8:04 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

kkkk

Mudei de ideia.. vai ser com os ferros 3/8.

Êêêê só dinheiro que vai... Rolleyes
MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 2:26 am Responder com Citação
fabianorace
Novato
Novato

to achando estranho ele nem te pedir mais ferro pras brocas nessa sua fundação!!!

nao entendo nada não, mas se for pra não trincar as paredes futuramente, faz um esforcinho, e compra as barras de ferro sim!!! palpiteiro na obra é o que mais vai aparecer por aí!!! vai pelo pedreiro pq ela ta ligado no assunto, deixa esse palpitero de lado, que deve ser o maior marreteiro da vizinhança. deve estar pleiteando um lugarzinho na sua obra, fique ligado. na minha obra pra evitar tricos na paredes (coisa que futuramente vc pode fazer) mandei o pedreiro colocar barras de 3/16 ou 3/8, não me lembro, sei que era a mais fina, a cada 60cm de altura nas paredes; as paredes externas; e lembre-se, pelo menos eu pensei assim; é a unica que vou construir pro resto da minha vida; então vou fazer certinho e gastar um pouco e até aonde minhas pernas podem dar o proximo passo!!! fica atras de palpitero nao que senão vc vai ficar maluco. e pode tratar de comprar um shampoo antiquedas de cabelo pq vc vai precisar!!! construção é f......soh dor de cabeça, tenha paciencia e muita.

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 9:11 am Responder com Citação
joao_martignago
Viciado HotCampinas

exatamente.. eu estou com geral aqui tambem.. Meu pai eh pedreiro, mais de 60 ANOS DE EXPERIENCIA.
A casa que ele mora hoje, tem 3 metros de broca.. (é uma casa térrea), todas as paredes com tijolos deitados..

Vai ver o bagui como tah? Trincas ZERO..

Principalmente no alicerce.. Jamais economize..

e ainda estou achando que ele pediu pouco ferro hein...

"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."
MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 1:29 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Fun JA era galera... feito gaiola com ferros 3/8 x 3/16 e muiiitttoo concreto. (passei mal no sabado fazendo)

Agora estamos começando a erguer as paredes e se DEUS quiser em janeiro ja estou dentro dela..
Obrigado pela Força de todos.. sei que em breve terei mais duvidas. rs Embarassed

Quem quiser ver as fotos ai vai.

https://picasaweb.google.com/118100151105976454153/MinhaCasa

só não vale dar risada do meu estilo de boia fria.. rs Very Happy

Abraços.
MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 1:31 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Fun JA era galera... feito gaiola com ferros 3/8 x 3/16 e muiiitttoo concreto. (passei mal no sabado fazendo)

Agora estamos começando a erguer as paredes e se DEUS quiser em janeiro ja estou dentro dela..
Obrigado pela Força de todos.. sei que em breve terei mais duvidas. rs Embarassed

Quem quiser ver as fotos ai vai.

só não vale dar risada do meu estilo de boia fria.. rs Very Happy

Abraços.
MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 3:26 pm Responder com Citação
joao_martignago
Viciado HotCampinas

cabecao.. link quebrado!

"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."
MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 9:06 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Tenta ai..

Yes
MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 1:11 pm Responder com Citação
Nitrous
Usuário Avançado

A minha casa é térrea, e tem brocas com 3 metros, não me arrependo, a do meu vizinho está cheia de trincos, fez com bloco e treliça.
MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 7:45 pm Responder com Citação
padre
Viciado HotCampinas

Legal!! boa sorte nos seus méritos...!!!!!

Tenho algumas dúvidas e sugestões,
Você está usando esse tijolinho maciço para? para nivelar e começar alvenaria?

Recomendo voce usar blocos de concreto,se não for possivel vai no de cerâmica mesmo...

Depois de algum tempo, tijolinho começa "chupar,sugar" água... com isso
começa aparecer nas paredes mofo/descascando/umidade etc....(Tudo isso mesmo com o chapisco+reboco)

Sobre fundação,tem casas de alto padrão com brocas de 12 metros de profundidade,tudo isso quem define é a sondagem + engenheiro de fundação.Tem terreno que nao precisa nem de broca (já construimos predios sem nenhuma broca!!!)Tudo na sapata/fundação direta..

Tira mais fotos....recomendo também, que sua casa não fique no mesmo nivel da rua, de preferência mais no nivel maior

Obs. Nunca discuta..brigue com pedreiro/peão etc...
MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 7:50 pm Responder com Citação
padre
Viciado HotCampinas

E voce percebeu uma coisa..seu vizinho do lado esquerdo... ele aproveitou bem o terreno, jogou toda casa no alinhamento do seu terreno.

Pelas vigas baldrame que você concretou, parece que deixou recuo em ambos os lados,vai criar corredor dos dois lados da casa?
MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 8:12 pm Responder com Citação
EnORmE
24h HotCampinas

topico legal acompanhando pq tenho 123213 dúvidas tb

Não confunda a opnião dos usuários com a opnião do HotCampinas.com, elas podem ser divergentes!

Alguma dúvida? enorme@hotcampinas.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Número de ICQ
MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 8:21 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

padre escreveu:
E voce percebeu uma coisa..seu vizinho do lado esquerdo... ele aproveitou bem o terreno, jogou toda casa no alinhamento do seu terreno.

Pelas vigas baldrame que você concretou, parece que deixou recuo em ambos os lados,vai criar corredor dos dois lados da casa?

Vamo lá... rs To gostando do tópico eim. rs

Os tijolinhos são apenas para nivelar. Abaixo deles tem 30 cm de concreto puro com gaiola de Ferros 3/8 + 3/16/. As brocas são de 2 metros de fundura, ou seja, deve dar 4,5 até o teto. Sobre infiltração, eu passei hoje aquele CIPA 2 (acho que é isso) para não subir Humidade etc.

Vai ter um corredor apenas do lado esquerdo (da casa ja chapiscada) a parede de minha casa vai estar enconstada na do cara que esta contruindo, mas lá será o corredor externo da casa dele.

Nivel da Rua.. não esta não.. tem caida para rua.. vai ter mais ou menos uns 30 cm de altura da rua até a parede da sala..

NUSSA>. BROCA de 12 mt... teve uma casa cuisa de 2 quarterões para cima de casa que foi dazer um sobrado, e fez broca de 5 mt.. saiu água. rs

VALEW
Yes
MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 8:31 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

ENORME.

Pergunta ai.. ja estou manjando.. rsr Very Happy
MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2011 11:34 am Responder com Citação
padre
Viciado HotCampinas

Então, imaginei isso mesmo, seu pedreiro não usou(gastou) com tábuas para fazer a viga baldrame.Sem as tábuas fica difícil tirar o nível e gabaritar a obra.

Esses arranques que ele deixou,em outras etapas da obra,pergunte o motivo de não deixar mais arranques (ele só deixou 2,o mínimo são 4(para pilar)Mesmo em muros o ideal são 4 ferros. Ou depois ele vai furar e colocar compound?Os outros dois ferros que ele vai amarrar aonde?

Chamamos de gaiola essa armação,local que nasce o pilar...

Arranque não precisa ser maior que 3 4 5 6 12 metros, podem deixar no mínimo 1,00m (igual da casa dos fundos)

Nessa foto deixamos arranque com 6 ferros (observe que os ferros que vão subir é maior e são amarrados nos arranques).Não pode ficar solto.

Para ilustrar melhor, fiz um desenho simples, os dois ferros do pilar ele dobrou em "L" na base da gaiola,certo?Esses dois em vermelho ele vai conseguir amarrar,mas e os outros dois?

Muitas vezes o pedreiro fica com medo de colocar toda a ferragem, por causa do alinhamento,se alguma ferragem sair do eixo,ele "perde" os ferros,ou vai precisar dobrar fazendo "gambiarra"..mas nada que uma linha de pedreiro, ou até mesmo uma linha de pesca nao resolva....
MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2011 11:42 am Responder com Citação
padre
Viciado HotCampinas

Olhando a foto número 24, vi que seu vizinho fez a ferragem diferente, assumo nunca ter visto,parece treliça de laje pré moldada...que vão 3 ferros,se for essa intenção do seu pedreiro, "só" um ferro vai ficar solto.
MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2011 8:43 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

padre escreveu:
Olhando a foto número 24, vi que seu vizinho fez a ferragem diferente, assumo nunca ter visto,parece treliça de laje pré moldada...que vão 3 ferros,se for essa intenção do seu pedreiro, "só" um ferro vai ficar solto.

Isso mesmo.. TRELIÇA. Como diz o meu pedreiro, aguenta, mas é fraco.
MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 6:53 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Opa... olha eu ai. rsrs

Galera.. sábado foi o primeiro tijolo da parede.. quase chorei Embarassed

Olhas as fotos ai, de sabado e domingo..Lembrando que os pedreiros só trabalham nos finais de semana e olhe aonde esta..

https://picasaweb.google.com/lh/photo/Awdoxr-HTzwAzf-SxQTw-w?feat=directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/rXKrgj3KvDvP5WuCOSV8AA?feat=directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/0FO2W3cjazcxbeXVKwuKjw?feat=directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/qmIcU_47xVlgII3aPI3Flg?feat=directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/YeUvqikQflRh6Y_NM-RTsg?feat=directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/VJwBzjmD2WgO4OKhgBiPrg?feat=directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/nzb4FyKnLqMEHhq89wwfmg?feat=directlink

Abraços.
Estranho, muito estranho...
MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 5:56 pm Responder com Citação
edubort

Não sou projetista e nem engenheiro, mas sei que a fundação de uma casa deve ser feito com uma perfuração de no máximo entre 1,5mt e 2mt para casa comum e 3mt para fundações em casas sobradas.

Cada furação deve ser feito nas extremidades de cada "lado" da casa, ou seja, sempre nas pontas da fundação. Depois, a armação deve ser feita armando 4 barras de 3/4" e a cada meio metro prender com a barra de 3/16".

A armação deverá ter altura igual a 4,5mt a 5,0mt.

Detalhe sobre a treliça: geralmente é usado treliça em armações na horizontal, pois quando submerso ao concreto a flambagem (flexão) da laje é reduzido consideravelmente.

Espero ter ajudado.
MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 10:10 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

OPAAA...

JA to na LAJE.. rsr

Alguém tem esquema para concreto USINADO ai?

Abraços. Yes
MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 10:43 pm Responder com Citação
XandinhoSorocaba
24h HotCampinas

AE SAYMON,O QUE O SEU PEDREIRO FEZ NOS PILARES,SUBIU COM 2 VERGALHÕES MESMO???
AQUI EU SEMPRE FAÇO IMPERMEBILIZAÇÃO DAS BALDRAMES COM VEDATOP,SIKATOP...RECOMENDO.
VAI FAZER A LAJE DE COBERTURA COM TRELIÇA PRÉ E CERAMICA???
UMA DICA PRESTE BEM ATENÇÃO NA INCLINAÇÃO DAS AGUAS DO SEU TELHADO,TELHADO COM INCLINAÇÃO ERRADA DÁ MUITA DOR DE CABEÇA.
PELA BALDRAME PARECE QUE SEU CORREDOR NAO TEM ILUMINAÇÃO???
ABRAÇO

17 ANOS SEM O MELHOR:AYRTON SENNA SIMPLE BEST!!!
MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 7:50 am Responder com Citação
Pro-Street
24h HotCampinas

Mano,esse HC é o maior barato;mecanico vira pedreiro,pedreiro vira engenheiro,engenheiro vira mecanico,e acaba todo mundo se entendendo!!!!!(ou não)
Abraços!!!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 12:02 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

XandinhoSorocaba escreveu:
AE SAYMON,O QUE O SEU PEDREIRO FEZ NOS PILARES,SUBIU COM 2 VERGALHÕES MESMO???
AQUI EU SEMPRE FAÇO IMPERMEBILIZAÇÃO DAS BALDRAMES COM VEDATOP,SIKATOP...RECOMENDO.
VAI FAZER A LAJE DE COBERTURA COM TRELIÇA PRÉ E CERAMICA???
UMA DICA PRESTE BEM ATENÇÃO NA INCLINAÇÃO DAS AGUAS DO SEU TELHADO,TELHADO COM INCLINAÇÃO ERRADA DÁ MUITA DOR DE CABEÇA.
PELA BALDRAME PARECE QUE SEU CORREDOR NAO TEM ILUMINAÇÃO???
ABRAÇO

Fala Xandinho.. beleza..

BOm.. ele subiu com 2 Vergalhões mesmo. Fundura 2 metros. Impermeabilizei com Sikatop.
Então.. agora a cobertura nem imagino ainda.. acho que será com 3/8 mesmo. Sei lá se esta certo.. O tiozinho que manja lá.
Sobre inclinação.. pode deixar, estou de olho. O Tiozinho é muito detalhista. Comprei 450 canaletas (750 pila), por que disse que é bem melhor do que colocar madeira.

Falar nisso quem quiser ajudar na laje no outro final de semana.. ahuaha

Encontro de carros HOT CAMPINAS. Hortolândia / B: Nova Alvorada / Ultima Rua.
Favor levar uma Pá, Uma lata de tinta vazia (para carregar concreto)

ahuahaua..

Brincadeira pessoal, mas quem quiser ir.. ta liberado.

Abraços.
MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 12:05 pm Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Pro-Street escreveu:
Mano,esse HC é o maior barato;mecanico vira pedreiro,pedreiro vira engenheiro,engenheiro vira mecanico,e acaba todo mundo se entendendo!!!!!(ou não)
Abraços!!!!!

rs.. Isso é mesmo viu.
Por isso que eu falo que é o Melhor FORUM do Brasil e se não for do mundo.
Aqui nós tratamos de tudo. Preparação, Compra de carros, Video Game, Contrução, Lugares para conhecer, Proteção aos Animais, Piadas etc.
Tudo tudo.

\Mais uma vez.. PARABÉNS HOT CAMPINAS.

E todos se entendem sim.. rsrs Yes
MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 9:36 am Responder com Citação
saymon
Viciado HotCampinas

Opaaaaa. esse final de semana sai a laje. alguem ta afin ?

rsrsrs Very Happy
MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 9:35 am Responder com Citação
Serpejante
Usuário

vai fazer de concreto usinado?

220 o metro mais 550,00 de bomba compensa = 2 horas de trampo
Olha eu denovo - Duvida Contrução
  www.HotCampinas.com - Índice do Fórum -> ::Boteco HotCampinas::
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Todos os horários são GMT - 3 Hours  
Página 1 de 1  

Novo Tópico  Responder Mensagem  
Forums ©
www.hotcampinas.com
Desde 1997 - HotCampinas.com - Todos os direitos reservados ©
O Senhor é meu pastor e nada me faltara. Salmos 23:1 *** Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Salmos 91:7 Guarda-me ó Deus, porque em ti confio. Salmos 16:1 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Salmos 37:5 Deus é Fiel